Pesquisar este blog

Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de junho de 2010

MÁRIO JURUNA - REVISTA, INCLUSÃO, RECOMENDAÇÃO


RESUMO - Continua a luta pela autonomia dos povos indígenas dentro da Nação Brasileira. O Brasil é um povo de três origens étnicas. Somos pela Inclusão. Recomendamos conhecer bem o idioma nacional para poder expressar os interesses dos índios e comunicar entre os Povos em luta.

Vamos manter a luta que foi iniciada pelo então Deputado Federal Mário Juruna. Ele foi o único representante que os Indígenas já tiveram no Congresso. Reorganizada a partir de 30.11.2009, a Organização Mário Juruna Pelo Índio abre seu site e terá uma Revista, para a qual serão dirigidas as matérias de Interesse Permanente e que possuem mais peso e importância, especialmente sobre os trabalhos da ONG, óbices, soluções, denúncias, análises e busca de dados que mereçam ser mais amplamente conhecidos.
Campanhas, Projetos, Denúncias, Fatos, etc, mesmo que tenham seções próprias, podem ser objeto de discussão no BLOG, onde podem ser abordados, comentados, receber adendos, respostas, réplicas, tréplicas... Publicaremos as notícias que nos enviarem após exame e pediremos explicações se necessário. E a critério da Diretoria, pediremos para elaborarem artigos especiais para a Revista.

O POVO BRASILEIRO
Lembramos a nossos leitores que o Brasil hoje é uma nação que absorveu várias etnias na sua formação. Grosso modo há uns 30% da população com herança étnica dos Povo da Floresta, sendo destes apenas uns 8% quase puros indígenas e 22% em cruzamento com afros, com brancos, ou com ambos. Em paralelo, os afrodescendentes possuem mais de 40% da população como portadores de DNA das etnias africanas, sendo mais de 3/4 genes brancos, indígenas ou mistos. De outro lado, entre orientais e europeus há uma população de mais de 60% do povo com DNA caucasiano, sendo mais de metade em cruzamentos de várias percentagens com as duas etnias básicas (afros e indígenas).
Dentro desse quadro, a paz étnica é uma imposição do bom senso. Devemos combater tanto o preconceito quanto o protecionismo, pois ambos geram conflito.

INCLUSÃO
A paz social passa pela Inclusão Social em um sistema Democrático (acesso à Verdade, ao direito de prosperar e ao reconhecimento do mérito com direito de propriedade honesta) incluindo todas as populações marginalizadas econômicamente, e que pertencem a todos os tipos étnicos, hoje beirando 80% da população do Brasil.
Essa Inclusão exige Educação de Qualidade, aberta e livre de burrocracias, para que todos os brasileiros tenham acesso a conhecimentos e rendas. Havendo conhecimento e rendas, fica aberto o acesso à Saúde, à Segurança e à propriedade com mais Rendas.
Tendo como objetivo essa inclusão, a Organização Mário Juruna abrirá seção para as Nações da Floresta poderem manifestar-se em busca da sonhada União Indígena. Debateremos todos esses temas, enquanto formatamos Projetos, levantamos verbas e executamos os programas para levar à Auto-subsistência a Aldeia Barreirinha da Reserva São Marcos, respeitando a civilização dos povos que tradicionalmente se consideram "gente autêntica, gente de verdade". Com esse programa, pretendemos abrir as portas para estender esses benefícios a todos os povos Xavante e na sequência trocar experiências ajudando e colaborando com todos os Povos da Floresta.

RECOMENDAÇÃO
Preservar as línguas maternas é a forma de garantir a identidade em sobrevivência das nações indígenas. Recomendamos em paralelo o estudo da Língua Portuguesa para Ler, Escrever, Falar, o que servirá para unificar, nessa avançadíssima língua, o conhecimento dos problemas e das soluções dentro do Grande Brasil. O idioma é a ferramenta essencial para a comunicação. Falar e escrever serão a forma civilizada em que defenderemos nossos Povos. Sabemos ser a Língua a base comum que pode garantir Soberania e Segurança para todos nós desde que todos se entendam e mantenham unidos. Assim o Povo Indígena será forte e terá melhores dias para o futuro.
Em breve o Site hoje ainda em construção dará a público os Programas em estudo e convidará mais colaboradores para implementá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário