Pesquisar este blog

Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de junho de 2010

LEMBREMOS DOS FATOS
RECORDEMOS AS TRADIÇÕES
GENOCÍDIO NÃO É APENAS MATAR AS PESSOAS DE UMA ETNIA.
GENOCÍDIO TAMBÉM É APAGAR SUA MEMÓRIA E FAZER COM QUE SEUS DESCENDENTES ESQUEÇAM QUE HOUVE HERÓIS, QUE HOUVE SONHOS, QUE HAVIA A LIBERDADE COM UMA CIVILIZAÇÃO DE GENTE DE VERDADE EM NOSSAS FLORESTAS.
VOLTEMOS AOS COMENTÁRIOS SOBRE MÁRIO JURUNA - ...suas denúncias e reclamações extrapolaram as fronteiras nacionais e ecoaram pela imprensa internacional. Em 1979 ele foi proibido pelo governo ditatorial de representar as comunidades indígenas num congresso na Holanda. Ele recorda: "Advogados e deputados verificaram junto ao Supremo Tribunal Federal se havia lei impedindo saída de índio do país. O governo não encontrou meios legais de me proibir e eu fui à Holanda. Quando voltei, fui perseguido e a Funai conseguiu fazer documento onde mandaram meu povo assinar exigindo minha retirada da aldeia. Agora vê só o quanto é sujo esse modo dessas autoridades! O governo foi muito criticado lá fora, mas podia ter sido ainda mais, se eu soubesse melhor as coisas do branco. Naquela época eu conversava muito atrapalhado. Se fosse hoje, podia ter denunciado mais coisas".

A volta da Europa valeu enorme publicidade, o que fez com que Juruna ficasse sob a mira dos políticos que desejavam convidá-lo para seus quadros de candidatos. O primeiro convite surgiu das fileiras do PMDB, através do deputado pelo Rio de Janeiro Modesto da Silveira. Ele o convidou para ser candidato a deputado federal e não faltou entusiasmo da parte do cacique, cujo posto estava já estava sendo ocupado pelo próprio irmão, na aldeia de São Marcos. Quando preparava-se para aceitar o convite do PMDB, um pastor de Barra do Garça virou-lhe a cabeça para o PDT de Leonel Brizola. "Sai candidato pelo PDT e me elegi" - ele recorda. - "Foi um marco na história do Brasil. Não prometi nada que não pudesse cumprir. Não prometi ponte, nem estrada, nem indústria e muito menos desenvolvimento nas cidades. Minha proposta era exclusivamente a defesa da causa dos direitos indígenas. Fiz denúncias na ONU e na Suíça, em 1984".

(Texto publicado NOSSO JORNAL, cf.citado no 2o.artigo)

2 comentários:

  1. Nasci em Manaus Estado do Amazonas mamãe nasceu em Manacapuru significa Terra nova , aos cinco anos órfão de pai fomos para o Rj e morrei por anos e anos lá, me tornei Carioca honorário na Terra do CASA DE BRANCO e hoje vivo em Sorocaba TERRA RASGADA vivo há anos em SP e ganhei o apelido carinhosos de CARIOCA e em Sorocaba por causa da minha origem ÍNDIO do BRASIL.Na Marinha de Guerra fui da E.A.M.E.S..fui comandado pelo Capitão Tenente Fábio Soares Carmo que chegou ao posto de Vice Almirante,servi a bordo do Navio G-16. Sob o comando do Capitão de Mar e Guerra Luiz Eduardo Brígido Bittencourt que chegou a Vice Almirante em SP Capital fui Radialista graças ao amigo político, cantor, compositor, radialista, apresentador de TV , um paladino e um grande defensor dos emigrantes nordestinos que vinham para a cidade de SP , labutar, sofrer, morrer por um objetivo e uma vida melhor é meu esse pensamento " O BRASILEIRO É O ÚNICO JUDEUS QUE PEREGRINA NO SEU PRÓPRIO PAÍS QUANDO NÃO TEM UMA CASA , NÃO TEM UM TUMULO PARA SER SEPULTADO...VIVEM EM CIMA DA RIQUEZA E MUITOS SÃO POBRES DESGRAÇADOS"

    ResponderExcluir
  2. A todos VCs direto ou indiretamente ligado ao Cacique Mário Juruna, que entrem em contacto comigo,fui o cabo eleitoral dele pois na época eu era segurança do Palácio do Catete nós por amor ao Leonel de Moura Brizola e para ajuda-lo a se reeleger Governador do Rio de Janeiro eu fui cabo eleitoral do Juruna para Deputado Federal e ganhamos a eleição tanto ele como o Brizola ele estava hospedado no hotel defronte ao Palácio da República no Catete. Só me lembro do seu irmão Mu iê. Por considência a pouco anos atrás seu neto wuamaeté, prof dos Xavantes na língua portuguesa passou comigo uns quinze dias em casa, perdi o contato com ele gostaria que através de VC eu possa encontrar esta criatura que eu amei como um irmão. Por favor me ajudem meu tel é ( 15 ) 3235-3676. Tenho uma reportagem sobre nós .Meu nome é Raymundo Nonato Rocha...*** Carioca Índio do Brasil ***ou Dy Ray Nonato Rocha....Tenho certeza absoluta que serei atendido ou contatado por um de VCs. Um abração a todos sou neto de Índio do Amazonas...Mamãe nasceu em Manacapuru e muitos de meus parentes somos amazonense. Sorocaba 21/4/2013 . São Paulo Carioca Índio do Brasil...

    ResponderExcluir